Hayao Miyazaki, o principal nome por trás do estúdio Ghibli, é muito famoso por produzir filmes de animação com história fantásticas. Dificilmente alguém que goste de animações e filmes não conheça trabalho de Hayao Miyazaki. Suas criações têm histórias incríveis, personagens fascinantes, tramas envolventes e consegue sempre transportar o espectador para mundos verdadeiramente fantásticos.
Separamos os 10 melhores de Hayao Miyazaki, sem uma ordem específica, pois são todos excelentes filmes. Se você não conhece ainda os filmes de uma das maiores mentes da indústria cinematográfica japonesa, poderá assistir qualquer um dos 10 presentes nesta lista que com certeza terá uma ótima experiência.
Howl’s Moving Castle – Howl no ugoku shiro (2005)
Também conhecido no Brasil como O Castelo Animado. A história nos mostra Sofia, uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria do seu pai. Numa das suas raras idas à cidade ela conhece Hauru, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sofia uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sofia foge e acaba por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo a sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, envolvendo-se com os demais moradores do castelo.
Princess Mononoke – Mononoke Hime (1999)
A aldeia do jovem príncipe Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. O príncipe fica corrompido pelo ódio até se tornar num demónio igual ao outro e morrer, a não ser que ele encontre a cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.
Kiki’s Delivery Service – Majo no takkyûbin (1989)
Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa durante um ano para aprender a viver por conta própria. Ela muda-se para a cidade de Korico, junto com Jiji, o seu gato falante. A história nos mostra o dia a dia de Kiki e suas dificuldades para se tornar uma bruxa independente e como ela faz para se aproximar dos moradores da cidade.
Spirited Away – Sen to Chiro no kamikakushi (2003)
Um dos filmes mais famosos de Hayao Miyazaki, no Brasil foi lançado como A Viagem de Chihiro. Chihiro é uma menina de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar para outra casa, fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que o seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar a um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua.
Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel, com Chihiro a acompanhá-los. Chegam a uma cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, um menino que lhe diz para ir embora o mais rápidamente possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.
Ponyo – Gake no ue no Ponyo (2008)
Sosuke é um menino de cinco anos que vive num penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em num pacote de geleia. Ele salva a peixinho e coloca-a num balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo regresse às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.
My Neighbor Totoro – Tonari no Totoro (1998)
Mei, é uma jovem que encontra uma pequena passagem no seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. A sua mãe está no hospital, e seu pai, divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar da sua mulher doente. Quando Mei, tenta visitar a mãe por conta própria, perde-se na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a encontrar o caminho de regresso para casa.
Nausicaa of the Valley of the Winds – Kaze no tani no Naushika (1984)
A humanidade esforça-se em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios, mil anos após os “7 Dias de Fogo”, um acontecimento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Isolados um dos outros pelo “Mar da Corrupção” e uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaa é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar o seu povo dos reinos vizinhos.
Laputa: Castle in the Sky – Tenku no shiro Lapyuta (1986)
Pazu, um aprendiz de engenheiro, conhece uma jovem dona de um colar brilhante, Sheeta, e descobrem que ambos estão à procura do lendário castelo flutuante. Assim começa uma aventura com piratas gananciosos dos céus, agentes secretos e obstáculos que tentam esconder a verdade e resgatar o misterioso colar.
Porco Rosso – Kurenai no Buta (1992)
Em uma Itália entre as duas guerras, caçadores de recompensas ganham a vida a lutar contra os piratas do ar que aterrorizam o Mar Adriático. Um deles é Marco Porcellino, mais conhecido por Porco Rosso. Gina, cantora e proprietária do Hotel Adriano, situado numa pequena ilha, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos – uma fotografia que mostra o seu rosto antes de assumir os agora característicos contornos porcinos.
The Wind Rises – Kaze tachinu
No Brasil ficou conhecido como Vidas ao Vento. Jiro Horikoshi é um jovem que vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.