Então você não sabe o que é KPOP!? Hoje vamos falar um pouco sobre este gênero musical que tomou conta dos jovens brasileiros nos últimos anos.
O Termo Kpop, é a contração de Korean Pop (música pop coreana), que surgiu nos anos 90 na Coréia do Sul. O Kpop mistura vários gêneros e vários ritmos como o R&B, Rock, Pop e eletrônico.
Como começou o K-pop?
O Kpop como conhecemos, começou a se consolidar nos anos 90, após a Coréia receber forte influencia de ritmos musicais do ocidente. A popularidade do K-pop começou primeiramente no Leste da Ásia no final da década de 1990 e entrou no mercado de música japonês na virada do século 21. Um dos principais artistas da velha guarda são o grupo H.O.T., um dos primeiros grupos idol masculinos lançados, com estreia em 1996. Seu êxito foi seguido pelo surgimento de grupos como Sechs Kies, DJ DOC, S.E.S., Baby V.O.X. e Shinhwa.
No início dos anos 2000, os coreanos começaram a investir no mercado musical japonês, um dos mais lucrativos do mundo. A cantora BoA foi a precursora nesse quesito, que estreiou fazendo um enorme sucesso tanto no país de origem quanto no Japão, ficando em primeiro lugar nas paradas de CDs mais vendidos. Em seguida, tivemos o cantor Rain e os grupos SS501, DBSK, BIG BANG e Kara que fizeram bastante sucesso no Japão também. Esse período em que o K-pop esteve em alta no Japão foi chamado de Hallyu (onda coreana) e ajudou muito para que a música coreana ficasse mais conhecida.
Na metade dos anos 2000, o Kpop começou a ficar mais conhecido no ocidente graças ao jogo de dança Pump it Up, presente na maioria dos fliperamas. O jogo foi criado na Coréia e por isso sempre contou com músicas coreanas que faziam sucesso na época do lançamento de cada versão do jogo.
Sucesso ao redor do mundo
A partir de 2010, com o avanço das redes sociais, principalmente a divulgação no Youtube, o Kpop tornou-se amplamente conhecido pelo mundo todo, conquistando vários fãs e mesmo quem não gosta, pelo menos já ouviu falar sobre. Um dos responsáveis pela divulgação do gênero foi o clipe de “Gangnam Style” do rapper Psy, o primeiro vídeo do YouTube a atingir um bilhão de visualizações, o que chamou muito atenção da mídia em geral. Em março de 2017, o vídeo atingiu a marca de 2,8 bilhões de visualizações. Apesar das diversas tentativas realizadas pelas empresas de entretenimento de lançar seus artistas no mercado ocidental, eles não obtiveram sucesso.
Hoje em dia, o K-pop conta com uma infinidade de grupos masculinos e femininos como Girls Generation, Twice, Black Pink, BTS, EXO, MonstaX, Seventeen, entre outros. Existem muitos brasileiros fãs de K-pop e por isso alguns grupos inclusive já vieram para o Brasil fazer shows.
A Industria do Kpop
O K-pop gerou uma indústria completa que abrange a residência de produção musical, empresas de gestão de eventos, distribuidores de música e outros fornecedores de mercadorias e serviços. As três maiores empresas em termos de vendas e receita são a S.M. Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment. Estas gravadoras também funcionam como agências e são responsáveis pelo recrutamento, financiamento, treinamento e promoção de novos artistas.
No K-pop moderno, existe o sistema de trainees. Basicamente é um sistema de treinamento rigoroso por um período de tempo indeterminado antes de sua estreia, ao qual os aspirantes à artistas são submetidos. Por causa do período de anos de treinamento e o investimento que as agências colocam em seus trainees, a indústria é muito rigorosa sobre o lançar novos artistas.
Os trainees são escolhidos através de audições ou são recrutados, e após selecionados, passam a morar em um alojamento e ter aulas de canto, dança, rap e línguas estrangeiras como inglês e japonês. Todas as atividades são um investimento da agência para que se preparem para a estreia, ou como chamam, o Debut.
Saiba Mais
Agora que você já sabe o que é kpop e como ele funciona, que tal conhecer mais a fundo? Fiquem ligados, pois iremos preparar mais algumas matérias sobre o gênero musical que conquistou tantos jovens no Brasil!